[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Calendário Agrícola >>  ABRIL Pub

Pub

Calendário de actividades agrícolas - Abril - horta - pomar - campo - jardim - vinha - adega - animais  

 

 

Na horta
Sachar,  mondar e, se necessário, regar,  de preferência nas primeiras horas da manhã. Defender a horta dos ataques dos insectos e das lesmas com pesticidas apropriados. Semear: abóbora, alface, chicória, couve-galega, espinafre, ervilha, feijão, melancia, melão, nabiças, pepino e rabanete. Plantar ou transplantar: alface, batata, cebola, chicória, couves, pimentos e tomates. 

No pomar
Plantar fruteiras de espinho (laranjeiras, etc.). Enxertar diversas fruteiras e aplicar bons ungentos, que facilitam o pegamento; inspeccionar as ligaduras dos enxertos feitos anteriormente.

Proceder a esladroamentos, principalmente nas fruteiras novas e nos enxertos executados anteriormente. Terminar a poda dos citrinos, por vezes limitada à supressão dos ramos secos e dos ladrões mal implantados. Desbotoar os pessegueiros assim que os botões medirem 2-3 centímetros. Pulverizar: contra o pedrado das macieiras, contra lapas e escamas dos citrinos, contra os atídios, piolhos, pulgões e outros insectos.

No campo
Proceder à preparação das terras destinadas às próximas sementeiras. Para aceleração das ervas daninhas devem-se lavrar e gradar as terras de pousio.

No jardim
Concluir a poda das roseiras. Semear relva; aparar as sebes e a relva que esteja em pleno desenvolvimento. Plantar andorinhas, begónias, dálias, gladíolos, jarros amarelos, etc., mantendo-se o terreno mais ou menos humedecido, mas sem excesso. Melhorar os solos compactos incorporando-lhes terriços e restos de folhas. Sachar e adubar os talhões das roseiras que se mostrem enfraquecidos.

Na vinha
Proceder à adubação das vinhas cansadas. Proceder aos respectivos tratamentos contra o míldio, oídio e outros inimigos das videiras.

Na adega
Concluir, em tempo seco e calmo, as trafegas, as colagens e os engarrafamentos dos vinhos e das aguardentes e prosseguir na vigilância às vasilhas, evitando os vazios que se preencherão com gás sulfuroso ou com atestos. Manter limpos os materiais e utensílios existentes na adega, a qual, sobretudo se o tempo decorrer húmido, deve ser arejada nas horas de sol para evitar o aparecimento e proliferação de bolores.

Animais
Especiais cuidados na higiene das vacas leiteiras; separar os vitelos das mães. Vacinar os porcos contra o "mal rubro".


<<<Março +++ Maio>>>
 

  Gosta da página? Partilhe!

Voltar ao menu

   
 

Obras de ABRIL
conforme Paládio, in “Lunário Perpétuo”, de 1901

Na Lua crescente de Abril é bom semear, ou plantar toda a casta de hortaliça, melões, pepinos, abóboras, alhos-porros, alfaces e alcaparras. E notem que toda a hortaliça, ou a maior parte dela, em todo o tempo se pode plantar, isto é, desde o mês de Janeiro até ao mês de Agosto, ou em partes de muito regadio. Neste mês e crescente da Lua se plantam melhor as estacas de amoreiras do que em outro tempo. É bom enxertar os álamos de escudo, damasqueiros e pessegueiros.

No minguante de Abril se devem começar a regar os pães, ou trigos, que se regam em terras quentes e secas. Este mês é muito bom para limpar as colmeias de muitas sevandijas e aranhas, que a elas se recolhem.

Se neste mês se ouvirem os primeiros trovões do ano, denotam o ano ser próspero, e abundante de vinho, gados e trigos nos lugares secos e terras onde se ouvirem.

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster