Grupo de Danças e Cantares do Catujal
 

O Grupo de Danças e Cantares do Catujal / Unhos foi fundado a 11 de Dezembro de 1993, no Catujal, freguesia de Unhos, concelho de Loures.

Tudo começou cerca de 6 meses antes, com o empenhamento de um certo número de pessoas que para aqui vieram morar á muitos anos atrás, oriundos de diversos pontos do país, entusiastas das cantigas e danças populares e uma grande vontade de conviver alegremente, pelo que pensaram em formar um “Rancho”, o que iria permitir uma reunião uma vez por semana e assim dar largas à alegria de viver.

A primeira exibição teve lugar numa festa de crianças e o êxito foi tal, que pouco tempo depois começaram a pensar em levar o assunto mais a sério, de modo a poderem representar diversos aspectos da cultura popular tradicional saloia desde os finais do séc. XIX até aos anos 30/40 do séc. XX e cuja orientação ainda mantêm.

Todos os anos levam a efeito um festival de folclore, proporcionando aos grupos convidados visitas a lugares de interesse no Concelho, onde incluem a realização de jogos tradicionais, participam em diversos festivais de outros grupos e realização uma grande festa de aniversário que incluí pelo menos uma visita de estudo e um almoço para convívio de todos os seus elementos e familiares.

Está inscrito na Câmara Municipal de Loures e é filiado no INATEL desde 1996, como colectividade de Cultura e Recreio.

O Grupo é constituído por cerca 50 elementos entre bailadores, tocadores e figurantes. Algumas crianças compõem também o Grupo, onde vão aprendendo a dançar, tocar, bem como algumas brincadeiras de outros tempos.

Os seus trajes são o resultado de pesquisa no Concelho e compreendem essencialmente trajes de trabalho, de festa, de romaria ou domingueiros e um ou outro abastado ou rico, representando algumas actividades económicas como o de peixeira, pescador, cavador, lavadeira, carroceiro, lavrador, a aguadeira, a ceifeira, etc.

Os instrumentos utilizados são viola, bombo, reque-reque, ferrinhos, acordeão, concertina, flauta e pandeireta.

No seu repertório constam modas de roda, viras, verde gaios, bailaricos, entre outras de raiz popular e tradicionais.

A Freguesia de Unhos é uma das mais antigas do Concelho de Loures, está situada na margem direita do rio Trancão, um pouco antes da sua foz em Sacavém. Possuía ancoradouro fluvial com grande movimentação de pescadores que se deslocavam para o rio Tejo e mar alto, e comerciantes que transportavam as suas mercadorias de e para Lisboa. Possui Igreja Matriz e é o seu patrono S. Silvestre, tem dois cruzeiros e um poço manuelino.

Catujal fica na parte alta da Freguesia, tendo sido em tempos terra de cultivo, olivais, vinhas e de pastoreio. Possui uma capela muito antiga, denominada Capela da Nossa Senhora da Nazaré.

 

  Gosta da página? Partilhe!

 

 

 

 

 

CONTACTOS


Telemóvel
927225715

E-mail
gdccatujal.unhos@gmail.com