GRUPO DANÇAS E CANTARES DE SERRELEIS
 

Serreleis é a mais pequena aldeia do concelho de Viana do Castelo.

Situada a 8 Km da cidade, continua a ser uma freguesia pacata, onde o cantar dos passarinhos se ouve, onde o verde impera e onde a calmaria da vida do campo enche os corações de quem vive e também de quem visita Serreleis.

O Grupo Danças e Cantares de Serreleis, fundado em Setembro de 1982, por Domingos Fernandes Vieira, e baptizado na Igreja de S. Pedro de Serreleis em Julho de 1983, continua a ser o único embaixador da cultura da sua terra.

Com inúmeras deslocações pelo País, Açores, França e Espanha, com várias filmagens e entrevistas para as rádios locais, televisões dos EUA, Canadá e RTP e com uma exposição dos seus trajes na Bélgica, este Grupo tem demonstrado um Folclore cada vez mais puro e genuíno, fazendo reviver nas pessoas o gosto pelo popular e por tudo aquilo que foi em tempos remotos a vida do quotidiano rural.

Trabalhando na sua recolha efectuada pela freguesia durante os seus primeiros anos de existência, tem-se adaptado às exigências do pormenor e ao que de facto eram os usos e costumes da sua terra, na época que representa.

São as danças, os cantares e sobretudo os trajes e o ourar deste Grupo, que inveja muitos olhos por onde tem passado e participado em eventos etnográficos e folclóricos.

 

  Gosta da página? Partilhe!

 

 

CONTACTOS

Endereço Postal
Rua da Ribeira, 513
4925-598 Serreleis

Contactos
258 831 681 / 258 822 472
918 149 377

E-mail
folclore-serreleis@sapo.pt


Endereço da Sede
Rua Maria José Pereira de Castro Tasso de Sousa
4925-595 Serreleis