GRUPO FOLCLÓRICO DE SANTA EULÁLIA DE BEIRIZ
 

Grupo Folclórico de Santa Eulália de Beiriz - Póvoa de VarzimA Associação Amizade de Santa Eulália de Beiriz, fundada a 18 de Outubro de 1979, apresenta um folclore tipicamente minhoto, embora se façam sentir algumas influências do Douro Litoral. Vivendo numa região cuja principal fonte económica é uma indústria de tapeçaria de renome mundial, são notórias as referências, quer nos trajes, quer em músicas, às tendências da cultura de Beiriz.

Os trajes que apresentam são diversificados e fazem referência ao período do século XVII ao século XIX. Conta, entre outros, com os trajes de: Tecedeira, Noivos, Romaria, Feirante, Camponesa e o Domingueiro. Neste último traje de luxo (Domingueiro), a mulher veste tecidos nobres, meia de renda branca, ouro, lenço merino, socas finas e sombrinha. O homem traja calça e colete preto, camisa branca, chapéu com faixa e sapatos, também eles pretos. Nos trajes de lavoura, os negociantes usam roupas castanhas, uma vara na mão, a farda branca de linho com faixa vermelha, lenço vermelho, socos e chapéu de palha. Colete de cotim, com boina e bota de cabedal e adereços da pedra. As tecedeiras trajam fardas de xita, avental e lenço na cabeça.

As danças e cantares que interpretam são diversificados, salientando-se o Vira e o Malhão Minhotos. Algumas composições são originais, sendo outras de raiz popular.

A tocata é formada por instrumentos como: a concertina, o acordeão, os ferrinhos, o bombo, a pandeireta, o cavaquinho, a viola, as castanholas e o reco-reco.

O Grupo Folclórico de Santa Eulália de Beiriz é composto por cerca de quarenta elementos, dezasseis dos quais na roda e os restantes no coro e na orquestra. Têm actuado por todo o Portugal Continental transmitindo também, além fronteiras, a Espanha e França, os usos e costumes das tecedeiras, dos pedreiros, das vendedeiras e dos negociantes de gado de outros tempos.

Numa região com tanta riqueza histórica, os elementos do Grupo Folclórico de Santa Eulália de Beiriz, certos da sabedoria das suas raízes, teimam em oferecer ao público, o mais genuíno da tradição, exaltando nos seus espectáculos toda uma alegria e energia, características herdadas dos seus antepassados.

 

  Gosta da página? Partilhe!

 

 

CONTACTOS

Rua do Passal, 91
4495-386 Beiriz
Póvoa de Varzim
 

E-mail
santaeulaliabeiriz@hotmail.com

Telemóvel
939 364 972