[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Newsletter do Portal do Folclore Português Pub

 

 

Dia 8 de Julho de 2011 - Newsletter nº21

1.- Hoje, a Equipa do Portal do Folclore Português chama a atenção de todos para a realização de um Projecto financiado de investigação em Turismo na Universidade de Aveiro, e para o qual todos os portugueses emigrantes são convidados a colaborar, através do preenchimento de um questionário.

Pode não ser o seu caso, mas se tiver familiares ou amigos emigrados, os responsáveis pelo Projecto agradecem, desde já, que os informe desta iniciativa e os incentive a participar.

O Turismo é uma riqueza de Portugal que importa dinamizar cada vez mais!

2.- O Dr. Carlos Gomes publicou um artigo de opinião intitulado “O Folclore e a divisão social do trabalho”. Começa por afirmar que « A divisão social do trabalho constitui uma das características das sociedades humanas. O aparecimento de novos ofícios levou à necessidade de, no seio de uma determinada comunidade, alguns indivíduos se especializarem em determinadas tarefas e a elas se dedicarem quase exclusivamente

Se quiser ler o artigo na íntegra, clique no título do artigo que está acima.

3.- A propósito do assunto abordado neste artigo, sugerimos que fique a conhecer algumas profissões antigas que já desapareceram ou que estão em vias de extinção. E, já agora, fique também a conhecer Provérbios sobre as profissões, assim como Anedotas sobre a profissão mais antiga do mundo…

4.- De 29 a 30 de Setembro, p.f., vai realizar-se, no Auditório Municipal de Lousada, o I Congresso Internacional da Rota do Românico. Se quiser saber mais informações sobre a iniciativa ou ficar a conhecer o respectivo cartaz de divulgação, clique no título.

E porque falámos de cartazes, fique a conhecer os cartazes de algumas iniciativas que já se realizaram ou que se vão realizar. Alguns deles evidenciam qualidades gráficas e/ou estéticas muito interessantes. É tempo de, também nos materiais de divulgação das iniciativas que realizam, as Associações Culturais e/ou os Ranchos Folclóricos/Grupos Etnográficos mostrarem que sabem fazer “bem e bonito”!...

5.- Quem quiser colaborar com a Equipa do Portal do Folclore Português, pode enviar textos (originais, inéditos ou não, preferencialmente que não estejam já publicados na internet, para não haver duplicação) e/ou fotos. Quando os textos forem retirados de livros, revistas, brochuras, etc., agradecemos que nos indiquem as respectivas fontes.

Podem enviar via correio electrónico ou via CTT. Os nossos contactos

Cumprimentos,

A Equipa do Portal
Se quiser receber a Newsletter do Portal no seu correio electrónico, mande-nos uma mensagem.


< Aceder às restantes newsletters >
 


Pub  

 

 

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster