[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Newsletter do Portal do Folclore Português Pub

 

 

Dia 3 de Abril de 2011 - Newsletter nº14


1.- Na mensagem desta semana queremos lembrar alguns Usos, Costumes e Tradições próprios da Quaresma. A. L. Pinto da Costa, no seu livro «ALTO DOURO, terra de vinho e de gente - A vida quotidiana alto-duriense no primeiro terço do séc. XX»,  afirma que “Na Quaresma, (…), se efectuava a encomendação das almas e a serração das velhas.
Na Quaresma (no seguimento do antigo costume da corrida do galo?) se levava a cabo a festa escolar do galo. Na Quaresma, enfim, se fazia em Murça o domingo da Cavaqueira: os vizinhos e amigos entravam em casa uns dos outros e pegavam na louça velha que encontrassem; depois, traziam-na para a rua e, postos em roda, começavam a jogá-la duns para os outros até a desfazerem em cacos
."
Porque a Semana Santa está a aproximar-se, sugerimos que conheça como a mesma é celebrada em Braga.

2.- Resultado de uma vivência diária atenta aos sinais da natureza e transmitida, oralmente, de geração em geração, a Sabedoria Popular surpreende-nos e encanta-nos em qualquer momento da nossa vida. Os Provérbios, Adágios, Rifões, Ditados Populares e Anexins, são bem uma prova disso. Hoje sugerimos que fique a conhecer alguns Provérbios ou Ditados Populares relativos ao mês de Fevereiro.

3.- Embora a Quaresma seja, para quem acredita, um tempo de Oração, de Jejum e Abstinência, deixamos uma sugestão para um tempo após a Páscoa: uma visita às terras e as gentes de Ribeira de Pena, para ficarem a conhecer a respectiva Gastronomia e Vinhos.

4.- Para terminar:

·         A Equipa do Porta do Folclore Português continua disponível para divulgar as iniciativas relacionadas com o Folclore, a Etnografia e a Cultura Popular Portuguesa, desde que nos enviem atempadamente as informações.

·         Também continuamos disponíveis para divulgar, GRATUITAMENTE, os Grupos que não têm site, página ou blogue na internet. Saibam como clicando aqui.

·         Finalmente, a Equipa do Portal do Folclore Português solicita, e desde já agradece, a colaboração que os sites e blogues dos diversos Grupos de Folclore e outros possam dar na divulgação do Portal, através da colocação de um banner ou de um simples link (ligação) de texto, na página principal ou outra.

A Equipa
Se quiser receber a Newsletter do Portal no seu correio electrónico, mande-nos uma mensagem.


< Aceder às restantes newsletters >
 


Pub  

 

 

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster