[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Festas e Romarias Pub

Pub

   
 

Romaria de Nossa Senhora do Aflitos
Pegarinhos - Alijó


Sendo Portugal um país que no Verão se veste de gala, na maior parte das suas mais recônditas aldeias, não será uma noticia muito invulgar, a divulgação de mais uma Romaria. Porém … quando a festa se reveste de pormenores invulgares ou inovadores, merece a pena a referência.

Em Trás-os-Montes, pertencente ao distrito de Vila Real e concelho de Alijó ( terras de bom azeite, bom vinho, boa amêndoa…) existe uma pequena aldeia que mantém viva a tradição que perdura há 178 anos.

Em finais do mês de Agosto, na última semana, mais propriamente, canta, dança e projecta para lá do Marão, a sua faceta de transmontana acolhedora.

A festa, é a Romaria em honra de Nª Sª dos Aflitos de Pegarinhos. Dura seis dias, abrangendo impreterivelmente o último domingo do mês.

O ponto alto, é o domingo! Com a procissão, que parte da nova igreja, em baixo, em meio às habitações, mais perto do povo… e segue pelas ruas íngremes até à capela bem lá no alto, como quem caminha para o céu!

A fé, a paixão, estão bem patentes em todos os participantes e assistentes. Desfilam uma grande quantidade de jovens, que ilustram andores humanos e cenas bíblicas. Anualmente renovados e nunca repetidos. Cenas que se crêm únicas no país. Algumas emudecem os assistentes, num silêncio de admiração e respeito. Todas são o grande atractivo que fazem com que os filhos da terra voltem anualmente para participarem e colaborarem, e com que os visitantes, voltem também, quase como se o seu lugar de assistente fosse marcado e reservado ano após ano.

A aldeia, que durante o dia descansa, dormita, no aconchego dos montes que a rodeiam e protegem, ao final da tarde, quando o sol se põe, acorda do seu torpor, sai para as ruas e sobe devagar até ao terreiro lá no alto.

Há animação para todos os gostos… e prolonga-se pelas noites dentro. Afinal os jovens têm de ser atraídos, é preciso fazê-los sentir que Pegarinhos é diferente e vale a pena!

O espectáculo de fogo de artificio, é sempre um dos maiores de Trás-os-Montes. Pacientemente esperado, dificilmente causa decepção.

A comissão de festas sabe como agradar aos seus conterrâneos! São os bailes, o desporto, as bandas de música, os ranchos folclóricos, a feira franca, o leilão e a magia e a atracção da música ao vivo dos grupos populares, que numa festa onde a organização e a informação dominam, torna a Romaria a Nª Sª dos Aflitos de Pegarinhos numa das festas mais originais e bem concebidas de Trás-os-Montes e, atrevemo-nos a dizer, de todo o país.

No último dia, segunda feira… o sabor é de despedida, mas nem por isso esmorece a energia e a garra de quem faz e vive a festa! No fim, na hora de partida, no regresso a casa, o sentimento é comum: Pegarinhos conquista quem a conhece, fica no coração de quem a ama e faz sentir quem por ela passa que Trás-os-Montes, vale a pena!

Carlos Pereira
Membro da Comissão de Festas de Pegarinhos
933285026 - - -
carlosa.pereira@clix.pt

Voltar para Menu das Festas e Romarias>>>>>

Também poderá gostar de ler...
» Romaria de Nossa Senhora dos Remédios
Lamego
» Festa da Coca
Monção
» Festa das Fogaceiras
Sta Maria da Feira
» Festa das Cruzes
Monsanto
» Festa da Mãe Soberana
Loulé
 
  Gosta da página? Partilhe!

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster