|
Desde os finais do século dezanove, as
margens dos rios Tejo e Sado viram chegar sucessivas levas de pescadores
oriundos da Vieira de Leiria, procurando sazonalmente nas suas águas o
alimento que o mar revoltoso da sua terra lhes não permitia a ousadia de
nele entrar durante o inverno. Começaram por viver nas suas próprias
bateiras. Mas, aos poucos foram fixando-se e aí foram erguendo as
primeiras habitações abarracadas, assentes em estacas e cobertas de
palha ou caniços.
Ler texto na íntegra>>> |