|
Era preparada e
enfeitada a bandeja dos bolos. Dos "guarda-loiças" eram retirados os
melhores cálices e copos. Preparavam-se as garrafas do vinho abafado ou
vinho do Porto já há muito tempo guardadas, especialmente, para esse
dia.
Ao meio-dia em ponto dobravam os sinos da Igreja anunciando a saída do
Senhor Padre e da Cruz de Cristo para a sua visita Pascal.
Todas as portas eram bem abertas, trocavam-se as visitas de familiares e
amigos, era uma azáfama total, com as pessoas a correr de um lado para
outro quando por vezes as visita Pascal condizia numa ou noutra casa ao
mesmo tempo. Por norma a visita pascal era realizada por dois padres que
percorriam toda a vila, um para o cimo outro para o fundo.
A Visita Pascal
terminava já com o cair da noite, sendo bem patente nos rostos o
cansaço, mas ao mesmo tempo a satisfação do dever cumprido para com o
Senhor e com as famílias, mas também acima de tudo sobressaía em todos,
a Amizade, a Paz e a Fraternidade.

Visita Pascal (Foto ano 2002)
|